quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Proposta pedagógica

Componentes: flavia

Iaraci

Juliana

Ricleia

Tâmara

Titulo: A influência das mídias e o poder do consumidor

Público alvo: alunos do 5º ano

Contextualização da proposta: A cultura da convergência ocorre quando um grupo pequeno produz e todos consomem. Nessa cultura toda história é contada, tudo é vendido e todo consumidor é bem visto pelo sistema midiático. É onde existe a circulação de conteúdos que depende da participação ativa dos consumidores.

O consumidor tem grande poder em relação as mídias, pois quando algo é lançado na rede e é de interesse dos consumidores ele consegue repercutir rapidamente gerando fama instantânea e impactante.

Tempo: Esse projeto será desenvolvido durante cinco dias.

Justificativa: Alunos na idade de 10 a 11 anos são facilmente influenciados. Diante desse fato, propomos esse tema tendo em vista a transformação que a sociedade está passando com um crescimento de acesso da população as tecnologias.

Um exemplo claro disso, é que a maioria dos alunos dessa idade possuem um aparelho celular, objeto que é tratado por Henry Jenkins no seu livro cultura da convergência como instrumento fundamental no processo de convergência das mídias. Esse autor trata a cultura como revolução do conhecimento. Ou seja, todos podem produzir, todos podem consumir criando um novo meio de comunicação social.

Objetivo: Observar e compreender as mudanças ocorridas e as permanências ocorridas na sociedade através da revolução das mídias.

Cronograma:

1º dia: conversar com os alunos sobre as diferentes mídias existentes. Elaborar um trabalho de colagem sobre os produtos de mídia.

2º dia: apresentar aos alunos os diversos tipos de produtos midiáticos. Verificar quais desses produtos os alunos tem acesso.

3º dia: produzir um texto expondo o que mudou na vida dos alunos quando passaram a utilizar as tecnologias. Fazendo com que eles compreendam o contexto no qual estão vivendo.

4º dia: visitar um laboratório de informática para que os alunos que não tenham acesso a internet possam conhecer de perto.

5º dia: culminância do projeto com a criação e apresentação de um vídeo que deverá ser filmado e produzido pelos alunos constando o depoimento deles a respeito do que eles acham sobre a influência das mídias na sua cultura e o poder existente na mão dos consumidores.

Descrição:

Jornal, revista, livros, papel, cola, tesoura, dvd, cd, notebook, celular, radio, tv, computador, relógio, lápis, caneta, borracha, laboratório de informática, máquina fotográfica, data show, retroprojetor.

Avaliação:

A avaliação irá ocorrer em todas as fases do projeto. os alunos estarão sendo observados durante todo o projeto através da participação, realização das atividades orais, escritas e práticas. Os conteúdos explorados também serão avaliados pelos trabalhos em sala de aula aplicados durante a execução do projeto.

Cultura da convergência( Henry Jenkins)

Com a chegada das transformações tecnológicas é criado um novo modelo de produção, e que podemos considerá-la uma cultura da convergência.Onde há interação entre consumidores e produtores de mídia onde se é produzida cultura, conhecimento, entretenimento..ou seja, a idéia de convergência está vinculada a comunicação- a possibilidade de diversos meios tecnológicos se unificarem e proporcionar ambientes sócios culturais.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Projeto Conhecendo a Linguagem Audiovisual por meio do Cinema

(Manoel Odilon F. Pereira)

1. APRESENTAÇÃO


A Linguagem Audiovisual é uma forma de expressarmos nossas idéias, sensações, opiniões; é um novo jeito de nos conectarmos com outras pessoas e com o mundo ao nosso redor. Um exemplo é o Cinema que nos trouxe muitas possibilidades de encantamento, reflexão e aprendizado.

Assim, através do projeto Conhecendo a Linguagem Audiovisual por meio do Cinema a Escola possibilitará aos estudantes o acesso à cinematografia mundial e nacional de longas e curtas-metragens, visando à formação sociocultural e política no âmbito escolar.

Destacamos que o presente Projeto se espelha no “Projeto A Escola vai ao Cinema” do Serviço Social do Comércio (SESC).

Dessa maneira, seguindo esse exemplo, o Cinema será utilizado como recurso didático para inserção dos temas transversais na sala de aula, além de ampliar o espaço de lazer e enriquecimento cultural da Escola. Os Estudantes ainda serão estimulados a produzir vídeos, com temas ligados à realidade local, e expor o resultado final na internet.


2. OBJETIVOS

2.1. Objetivo Geral

- Inserir a arte do Cinema no processo de ensino-aprendizagem por meio de uma visão multidisciplinar como um meio de aproximar o público estudantil da narrativa audiovisual.

2.2. Objetivos Específicos

- Oportunizar aos estudantes o acesso ao conhecimento da linguagem audiovisual;

- Apresentar o Cinema aos estudantes como sendo uma fonte de cultura e agente transmissor de conhecimento;

- Possibilitar o debate em torno de temáticas atuais apresentadas através de filmes e documentários;

- Estimular a produção de vídeos pelos alunos.

3. JUSTIFICATIVA

O aprendizado na Escola não pode se restringir unicamente ao cumprimento de horários, tarefas e exercícios, pois deve ir muito além do simples formalismo presente no repasse de conteúdos e trabalhos.

O aprendizado para ser plenamente alcançado necessita, muitas vezes, sair da rotina do dia-a-dia Escolar. O Cinema serve como um instrumento de debate e reflexão, tão importantes na formação de nossas crianças e adolescentes. Por isso mesmo, esse projeto mostra uma relevância extraordinária ao agregar valores, vivências e reflexões comuns a diversas disciplinas do currículo, possibilitando um espaço de discussão permanente dentro da Escola.


4. METODOLOGIA

O projeto Conhecendo a Linguagem Audiovisual por meio do Cinema será executado nas turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e será realizado em 06 (seis) etapas, sendo elas: (1) o conhecimento da história do cinema e os elementos cinematográficos; (2) exibição de filmes na escola; (3) agendamento e preparação para a visita ao Cinema; (4) a visita propriamente dita; (5) o desenvolvimento de ações e trabalhos diversos, que ocorrerão posteriormente a sessão cinematográfica; e, por fim, (6) a produção de vídeos pelos alunos.


6. AVALIAÇÃO

A avaliação irá ocorrer em todas as fases, desde seu início até a execução propriamente dita, os alunos serão observados durante todo o projeto, através da análise do interesse, participação, realização das atividades, orais, escritas e práticas. Os conteúdos explorados também serão avaliados pelos trabalhos e provas aplicadas em sala de aula durante a execução do projeto.

7. RECURSOS

Aula expositiva;

Exercícios e atividades;

Filmes e Documentários;

Pesquisa;

Quadro branco;

Quadro de giz.

TV, som e vídeos;

Laboratório de informática;

Celular e filmadora.


8. CRONOGRAMA

Cronograma do Projeto

Etapas

Meses

Março

Abril

Maio

Junho

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

MÊS DA COMUNICAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO
PROFESSOR: JOSÉ MÁRIO ALELUIA OLIVEIRA
SEMESTRE: 2011/2
ACADÊMICOS: ADALMIR SANTOS TORRES
ALINE MARQUES DOS SANTOS
AILA DOS REIS ALVES ANDRADE
BRUNA SILVA DE SOUZA
EDGLEIDE SANTOS TORRES
ELIS REGINA NUNES MOTA ARAÚJO
GÉSSICA SOUZA LEITE
LUCIANA OLIVEIRA DE NÓBREGA
VIVIANE SOUZA SANTOS PEREIRA

COMUNICANDO OS SABERES: MÊS DA COMUNICAÇÃO
As sociedades pós-modernas estão envoltas na cultura da convergência que transcende fronteiras. Tal cultura possibilita novas formas de socialização, fato consolidado com criações que convergem para a satisfação e participação de sujeitos que comungam dos mesmos interesses. Utilizam a tecnologia para promover a interação de modo atrativo e envolvente.
Com as crianças não é diferente, cada vez mais imersas no mundo da tecnologia, a utilizam para vários propósitos dentre eles: fazer amizades, se comunicar, produzir vídeos, textos, músicas e etc. Diante de tantas opções de utilização das mídias, emerge um novo desafio para as escolas, que é envolver as crianças, em meio aos conteúdos escolares abrindo possibilidades para que as mesmas utilizem o potencial que possuem, fazendo uso das tecnologias na produção de conhecimento, sendo assim o aluno contribui, ao invés de só receber informações.
A presente proposta pedagógica, a princípio, será desenvolvida em uma turma do 3º ano do ensino fundamental, com crianças de 8 a 9 anos de idade que certamente já são alfabetizadas.
A proposta será desenvolvida durante um mês, que será o último do ano letivo, pois estaremos revisando conteúdos e descobrindo a evolução cognitiva e contextual de cada aluno.

JUSTIFICATIVA
Por meio da cultura participativa a escola pode trabalhar em benefício da educação, para que os alunos participem da criação de saberes, que não é mais uma verdade absoluta e assim possibilita novas narrativas e novos conceitos. Com essa nova realidade cultural todo mundo sabe alguma coisa e cada uma delas é importante, portanto, é a partir da junção de saberes que decorre a inteligência coletiva. É com base nessa coletividade, que a escola pode formar cidadãos intelectuais, sem colocar suas vivências à margem da escola.

OBJETIVOS GERAIS
Pretendemos com essa proposta valorizar os trabalhos elaborados pelos alunos, onde os mesmos também sentirão prazer e satisfação em realizá-los, pois será um mês de muita cooperação e interação entre os alunos, a escola, a família e o ambiente social em que vivem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Desenvolver as potencialides dos alunos;
· Prática dos conhecimentos;
· Desenvolvimento das habilidades do aluno;
· Inserção no ambiente social,cultural e tecnológico;
· Estimular a leitura e a escrita dos alunos;
· Compreender e utilizar as tecnologias e os meios de comunicação presentes no contexto
social de cada aluno;
· Estimular a cooperação coletiva e individual em diferentes situações;
· Propiciar um momento prazeroso entre família e escola.

DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA

1ª semana
Nesta semana as crianças irão confeccionar o próprio aparelho de TV.
Em seguida será criado um programa de televisão com temáticas, textos e apresentação das crianças.
2ª semana
Os alunos irão criar um programa de rádio (rádio novela) com textos e narração das crianças.
3ª semana
Será confeccionado um jornal, com textos produzidos pelos alunos e imagens produzidas por eles ou encontradas na internet. Este jornal pode ser editado no computador, e para a divulgação deverá ser impresso e também postado na internet, para que todos tenham acesso.
4ª semana
Será produzido um livro de literatura infantil, ou até mesmo didático em formato de histórias em quadrinhos, onde serão abordados os conteúdos aprendidos, considerando os temas sugeridos pelas crianças.

DESCRIÇÃO DOS MATERIAIS, RECURSOS E ESPAÇOS A SEREM UTILIZADOS EM CADA ETAPA.
· Lousa;
· Aparelho de som;
· Televisão;
· Máquina fotográfica;
· Utilização das áreas internas e externas da sala de aula;
· Materiais de sucata;
· Lápis, papel, tesoura, pincel, tintas, giz de cera, canetas diversas, borracha, cola, dentre
outros.
· Visitas a locais com acesso a internet (caso não haja uma sala de informática na escola)
· Internet;
· Aparelho de DVD e data show
· E outros materiais trazidos pelos alunos que sejam necessários para a elaboração e
construção das atividades.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO
O processo de avaliação será por meio de debates propostos pelos alunos sobre meios de comunicação, propondo aos alunos questionamentos e respostas aos assuntos abordados. Avaliar independente do critério de atribuição de notas, por meios qualitativos e quantitativos referentes a participação, envolvimento dos alunos nas atividades, trabalho em grupo, interação entre os mesmos, grau de dificuldades de cada aluno, e, através das produções avaliar o desempenho da turma.

CRONOGRAMA
1. Abertura e apresentação da proposta;
2. Conhecer e produzir o aparelho de televisão;
3. Conhecer e produzir um programa de rádio;
4. Confeccionar um jornal notícias;
5. Confecção de livros;
6. Encerramento e exposição dos trabalhos com noite de autógrafos.

Observação: o encerramento será apresentado com a exposição das televisões confeccionadas, as crianças irão apresentar a rádio novela, enquanto autoras do livro irão autografá-los.

PROJETO: UM TELEJORNAL, PARA PROMOVER A CIDADANIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
DISCIPLINA:EDUC. E TEC. DA INF. E DA COMUNICAÇÃO
PROFº: DRº JOSÉ MÁRIO ALELEUIA
ALUNO(os): Ana Cristiane de Oliveira Domingos
Enaldo Cajé de Oliveira
Gernanda Vanuza dos Santos de Souza
Maria Helena Silvino Santos
Mônica dos Reis Santos
Monique de Jesus Cavalcanti
Nelma Lima de Rezende
Selma r. Guilherme de Andrade

PROJETO: UM TELELJORNAL INFENTIL, PARA PROMOVER A CIDADANIA

CONTEXTUALIZAÇÃO:
O projeto irá atuar, como meio de desenvolver a consciência dos alunos com realção aos seus direitos e deveres e o exercício da ciadadania.
A proposta seria trabalhar a produção de um telejornal, objetivando o protagonismo social e uma socialização dos conhecimentos adquiridos pelos alunos tendo como foco a convergência cultural, que englobará o meio escolar e a sociedade geral.
Os videos produzidos terão em média 10 minutos de duração e abordaram temas que envolvem o cotidiano e a realidade dos alunos.
Após as apresentações das´produções dos videos em sala de aula, haverá uma apresentação para a comunidade escolar, incentivando as outras turmas a participarem produzindo outros meios de informação, auxiliando na relação e aprendizagem.

PÚBLICO: Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental

TEMPO DE DURAÇÃO: 45 dias

JUSTIFICATIVA:
Com embasamento teórico acerca do processo de construção do conhecimento sobre o que é cidadania, levando em conta os conhecimento prévios dos alunos oa quais são sujeitos de sua própria aprendizagem, optou-se por metodologia que pudessem ser usados objeto/instrumentos que podem ser útil no processo de ensino-aprendizagem, tornando esse processo significativo na vida do educando.A estratégia,para atender as crianças nesse processo de socialização de ideias foi à interação professor/aluno a respeito do tema Cidadania, socialização a prtir das discurssões,no sentido de processar informações e assim poder prolongar o poder de comunicação e sem querer dar menos importância aos outros aparelhos midiáticos, mas percebendo a importância de proporcionar uma familiarização dos alunmos com o computador, assim como oprotunizar criação de condições para a formação de leitores/escritores reflexivos, sujeitos que exercem a sua cidadania e que são capazes de mobilizar as comuniadades escolar, familar e adjacências.

OBJETIVOS:
GERAL: Estabelecer a importância da utilização dos produtos midiáticos, para desenvolver o protagonismo social;
ESPECÍFICO: Socialização, promoção da cidadania e utilização de equipamentos audio visuiais.

MATERIAIS, RECURSOS E ESPAÇOS: sala de aula,quadro,giz,computadores, máquina digital, pendrive,DVD e CD,caixas de som,televisão, aparelho de DVD, material didático.

GRONOGRAMA:
1ª AULA: Uma aula expositiva sobre cidadania, solicitar dos alunos, uma pesquisa sobre cidadania.
2º AULA: Debate a partir das pesquisas realizadas pelos alunos; tendo como resultado propor á turma a realização da atividade aps alunos a formação de grupos.
3º AULA: Os grupos apresentaram os temas que irão trabalhar se demosntram intimidade co mos equipamentos; os mesmos estarão disponíveis aos alunos, havendo uma interação entre os alunos com a troca de conhecimentos tecnológicos entre eles com orientação do professor.
Após haverá uma orientação individual, dos grupos para o desenvolvimento da atividade.
4º AULA: Acompanhamento e produção dos videos.
5º AULA: Acompanhamento e produção dos videos.
6º AULA: Iniciara as apresentações em sala de aula, com a possibilidade de postar os viceos produzidos em um blog, criado pela turma, no Youtube e nas demais redes sociais.
7ª AULA: Haverá uma avaliação, a partir da exposições dos conhecimentos adquiridos através da realização da atividade.

Proposta Pedagógica - Blog na escola

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

centro de EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS

departamento de EDUCAÇÃO

DISCIPLINA: educação e tecnologias da informação e da comunicação

Prof.º Dr. José Mário Aleluia

COMPONENTES: Allan Vinícius Rezende

Diego Santana Silveira

Jailton Vieira Matos Júnior

Luan Bruno de Souza

Lucas Xavier de Almeida Soares

I- TÍTULO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA: Blog NA escola

II- CONTEXTUALIZAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

O Blog é uma poderosa ferramenta pedagógica que, por ser uma tecnologia moderna, exerce grande atração sobre os jovens. Essa ferramenta, se bem utilizada, pode aproximar a escola de sua comunidade, valorizar os trabalhos de alunos e professores e contribuir para a formação de novos leitores e produtores de cultura.

Esta temática traz uma discussão acerca da utilização dos blogs no âmbito escolar, abordando de que forma eles podem ser utilizados, suas possíveis finalidades, os possíveis avanços e fatores problemáticos na utilização dos blogs no processo educacional. Essa discussão faz-se necessária pelo fácil acesso que se tem à internet nos dias atuais, mediados por diversas outras tecnologias, computador, notebook, netbook, tablet, celular, etc. e pela facilidade de utilização da internet dentro da escola.

Pelo fato do blog estar estritamente ligado uma rede de diversos outros blogs, podendo dissipar e obter informações diversas, boas ou ruins, a depender de como é utilizado, por isso, também, torna-se tão importante a necessidade dos professores, enquanto mediadores do conhecimento e pela proximidade com os alunos, atentar-se para tais ferramentas em usos didático-pedagógicos.

III- PÚBLICO ALVO

· Turma do 8º ano do Ensino Fundamental.


IV- TEMPO DE DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA


· 2 meses (uma unidade escolar).


V- JUSTIFICATIVA DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

O blog é uma importante ferramenta pedagógica para ser utilizada dentro da escola, pois ela interage com os alunos, já que eles passam a maior parte do tempo na rede virtual, além de que o blog funciona como um bom meio de comunicação e de divulgação dos mais variados assuntos do cotidiano.

Outra justificativa para o uso do blog na escola é a capacidade dos leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores e também é um local em que o indivíduo expressa sua opinião ou simplesmente discorra sobre um assunto qualquer.

Para a realização desta proposta pedagógica escolhemos o blog pelo fato da peculiaridade deste meio reside na possibilidade de transitar por diferentes fontes de informações simultaneamente, através de redes de acesso interligadas por diferentes caminhos, denominados de links.


Por fim, resta ao contexto pedagógico vislumbrar o blog como ferramenta significativa no trato da mídia na escola, considerando todos os limites e dificuldades inerentes a essa proposta. Estimular não apenas a reflexão e o estudo das mídias digitais, mas também proporcionar aos alunos experiência de criar, modificar, contribuir, enfim, produzir e socializar conhecimentos, em busca da constituição de uma prática educativa que se materialize no cotidiano, superando o muros da escola, ampliando os diálogos e desencadeando efetivamente uma transformação das relações midiáticas a partir dessa revolução da tecnologia da informação.

VI- OBJETIVO GERAL


Proporcionar aos alunos a experiência de conhecer e construir um blog dentro da escola.


VII- OBJETIVOS ESPECÍFICOS


· Apresentar aos alunos os diversos sites para a criação de blogs;

· Ensinar aos alunos como criar, editar e fazer postagens no blog;

· Abordar os possíveis avanços na utilização dos blogs no cotidiano escolar;

· Discutir como os blogs podem se transformar em ferramentas que acabam tendo seu fim desviado do foco pedagógico no âmbito escolar.


VIII- DESCRIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA


No primeiro momento será realizada uma exposição contextual acerca de internet e de blogs, com a utilização de slides e vídeos como forma de auxiliar o entendimento da temática, abordando e discutindo o contexto histórico, o blog na escola, sua utilização, dentre outros, interagindo com os alunos. Feitas as exposições e discussões, será realizada a parte prática em que os alunos aprenderão a criar, editar e postar textos, imagens e vídeos no blog. Em seguida, será aberta uma discussão sobre a importância e responsabilidade de cada aluno como agente desenvolvedor através da utilização de textos, imagens ou vídeos ligados à temática do blog criado.



IX- RECURSOS MATERIAIS


· Computador ou notebook com acesso a internet;

· Data show.



X- PROCESSO DE AVALIAÇÃO


O processo avaliativo será realizado através da participação dos alunos no decorrer das aulas e na criação de um blog a partir de um tema escolhido pelo grupo para ser apresentado para turma.



XI- CRONOGRAMA


Data

ATIVIDADES

04/10/2011

Exposição contextual acerca de internet e de blogs, com a utilização de slides e vídeos

11/10/2011

Abordar o contexto histórico do blog e como este pode ser utilizado no âmbito escolar.

18/10/2011

Ensinar os alunos a criar, editar e postar textos, imagens e vídeos no blog.

25/10/2011

Ensinar os alunos a criar, editar e postar textos, imagens e vídeos no blog.

01/11/2011

Criar um blog para turma, para que os alunos possam manusear.

08/11/2011

Discutir sobre a importância e responsabilidade de cada aluno como agente desenvolvedor através da utilização de textos, imagens ou vídeos ligados à temática do blog criado.

22/11/2011

Apresentação do blog feito pelos grupos.

29/11/2011

Apresentação do blog feito pelos grupos.