quarta-feira, 2 de novembro de 2011

CULTURA DA CONVERGÊNCIA

 As Mídias Tradicionais são inertes, enquanto que as Atuais são participativas e interativas. A coexistência de ambas é o que o autor Henry Jenkins chama de, Cultura de Convergência.
 Há, no entanto, três conceitos básicos segundo o autor- Convergência dos meios de comunicação, cultura participativa e inteligência coletiva. No mundo da convergência das mídias, toda e qualquer história é contada por meio de diferentes sistemas midiáticas.
 Os consumidores têm uma gama de conteúdos disponíveis, podendo fazer conexões entre estes conteúdos e buscar o que lhes é necessário. Na cultura participativa, produtores e consumidores de mídias interagem, partindo do pressuposto de que ninguém sabe tudo; que cada um sabe alguma coisa e que é necessário juntarmos nossas habilidades. Nesse momento, todos participam, todos têm importância. O que predomina agora é o COLETIVO.
É necessário elencar que os velhos meios de comunicações não estão sendo substituídos, mas transformados pela introdução de novas tecnologias, como por exemplo o telefone celular, que não é mais um mero aparelho de telecomunicação, pois nos permite um leque de funçoes.
"A cultura da convergência é um fenomeno que está revolucionando o modo de se encarar a produção de conteúdos em todo o mundo. Todos os modelos de nogócios a ela relacionados também estão sendo revistos...".

CRISLAINE PAZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário