UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO
PROFESSOR: JOSÉ MÁRIO ALELUIA OLIVEIRA
SEMESTRE: 2011/2
ACADÊMICOS: ADALMIR SANTOS TORRES
ALINE MARQUES DOS SANTOS
AILA DOS REIS ALVES ANDRADE
BRUNA SILVA DE SOUZA
EDGLEIDE SANTOS TORRES
ELIS REGINA NUNES MOTA ARAÚJO
GÉSSICA SOUZA LEITE
LUCIANA OLIVEIRA DE NÓBREGA
VIVIANE SOUZA SANTOS PEREIRA
COMUNICANDO OS SABERES: MÊS DA COMUNICAÇÃO
As sociedades pós-modernas estão envoltas na cultura da convergência que transcende fronteiras. Tal cultura possibilita novas formas de socialização, fato consolidado com criações que convergem para a satisfação e participação de sujeitos que comungam dos mesmos interesses. Utilizam a tecnologia para promover a interação de modo atrativo e envolvente.
Com as crianças não é diferente, cada vez mais imersas no mundo da tecnologia, a utilizam para vários propósitos dentre eles: fazer amizades, se comunicar, produzir vídeos, textos, músicas e etc. Diante de tantas opções de utilização das mídias, emerge um novo desafio para as escolas, que é envolver as crianças, em meio aos conteúdos escolares abrindo possibilidades para que as mesmas utilizem o potencial que possuem, fazendo uso das tecnologias na produção de conhecimento, sendo assim o aluno contribui, ao invés de só receber informações.
A presente proposta pedagógica, a princípio, será desenvolvida em uma turma do 3º ano do ensino fundamental, com crianças de 8 a 9 anos de idade que certamente já são alfabetizadas.
A proposta será desenvolvida durante um mês, que será o último do ano letivo, pois estaremos revisando conteúdos e descobrindo a evolução cognitiva e contextual de cada aluno.
JUSTIFICATIVA
Por meio da cultura participativa a escola pode trabalhar em benefício da educação, para que os alunos participem da criação de saberes, que não é mais uma verdade absoluta e assim possibilita novas narrativas e novos conceitos. Com essa nova realidade cultural todo mundo sabe alguma coisa e cada uma delas é importante, portanto, é a partir da junção de saberes que decorre a inteligência coletiva. É com base nessa coletividade, que a escola pode formar cidadãos intelectuais, sem colocar suas vivências à margem da escola.
OBJETIVOS GERAIS
Pretendemos com essa proposta valorizar os trabalhos elaborados pelos alunos, onde os mesmos também sentirão prazer e satisfação em realizá-los, pois será um mês de muita cooperação e interação entre os alunos, a escola, a família e o ambiente social em que vivem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Desenvolver as potencialides dos alunos;
· Prática dos conhecimentos;
· Desenvolvimento das habilidades do aluno;
· Inserção no ambiente social,cultural e tecnológico;
· Estimular a leitura e a escrita dos alunos;
· Compreender e utilizar as tecnologias e os meios de comunicação presentes no contexto
social de cada aluno;
· Estimular a cooperação coletiva e individual em diferentes situações;
· Propiciar um momento prazeroso entre família e escola.
DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA
1ª semana
Nesta semana as crianças irão confeccionar o próprio aparelho de TV.
Em seguida será criado um programa de televisão com temáticas, textos e apresentação das crianças.
2ª semana
Os alunos irão criar um programa de rádio (rádio novela) com textos e narração das crianças.
3ª semana
Será confeccionado um jornal, com textos produzidos pelos alunos e imagens produzidas por eles ou encontradas na internet. Este jornal pode ser editado no computador, e para a divulgação deverá ser impresso e também postado na internet, para que todos tenham acesso.
4ª semana
Será produzido um livro de literatura infantil, ou até mesmo didático em formato de histórias em quadrinhos, onde serão abordados os conteúdos aprendidos, considerando os temas sugeridos pelas crianças.
DESCRIÇÃO DOS MATERIAIS, RECURSOS E ESPAÇOS A SEREM UTILIZADOS EM CADA ETAPA.
· Lousa;
· Aparelho de som;
· Televisão;
· Máquina fotográfica;
· Utilização das áreas internas e externas da sala de aula;
· Materiais de sucata;
· Lápis, papel, tesoura, pincel, tintas, giz de cera, canetas diversas, borracha, cola, dentre
outros.
· Visitas a locais com acesso a internet (caso não haja uma sala de informática na escola)
· Internet;
· Aparelho de DVD e data show
· E outros materiais trazidos pelos alunos que sejam necessários para a elaboração e
construção das atividades.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO
O processo de avaliação será por meio de debates propostos pelos alunos sobre meios de comunicação, propondo aos alunos questionamentos e respostas aos assuntos abordados. Avaliar independente do critério de atribuição de notas, por meios qualitativos e quantitativos referentes a participação, envolvimento dos alunos nas atividades, trabalho em grupo, interação entre os mesmos, grau de dificuldades de cada aluno, e, através das produções avaliar o desempenho da turma.
CRONOGRAMA
1. Abertura e apresentação da proposta;
2. Conhecer e produzir o aparelho de televisão;
3. Conhecer e produzir um programa de rádio;
4. Confeccionar um jornal notícias;
5. Confecção de livros;
6. Encerramento e exposição dos trabalhos com noite de autógrafos.
Observação: o encerramento será apresentado com a exposição das televisões confeccionadas, as crianças irão apresentar a rádio novela, enquanto autoras do livro irão autografá-los.
Muito bom, parabéns. Gostei da ideia de interação e da valorização da cultura do aluno, pois acho que a escola não deve deixar de lado as experiências externas dos alunos.
ResponderExcluirmuito boa a proposta, pois os alunos vão poder produzir e vivenciar como é organizar um programa de rádio,um jornal e um livro, levando em conta as experiências trazidas pelos alunos fora da escola, e isso não pode ser negado pelos educadores.
ResponderExcluirAllan Vinícius Rezende
Esse projeto é interessante engloba várias formas de trabalhar a tecnologia, seja pela confecção ou na produção trazendo assim um projeto que estimule a criatividade dos alunos.
ResponderExcluirTathy
Gostei da proposta pelo fato de proporcionar a realização de mais de um tipo de meio de comunicação, porque é o temos vivido, nos deparamos a todo o momento com informações transmitidas de várias maneiras.
ResponderExcluirMônica Reis.
Ótima ideia p/uma maior interação dos alunos c/seus colegas, alunos c/seus professores, alunos c/seus familiares. Só acho que uma semana é muito pouco p/confecção de um livro de literatura infantil! Ana Célia
ResponderExcluirA proposta e de grande inportância para o desenvolvimento dos alunos, mas em relação a justificativa ficou uma dúvida quanto a questão da coletividade na qual não ficou muito clara quando voçês citam:" que a escola pode formar cidadaos intelectuais sem colocar sua vivência á margem da escola."
ResponderExcluirGostei da proposta da TV! Mas acho que não daria tanto tempo assim para tudo isso (livro e etc)!
ResponderExcluirMas incetivar as crianças a representar é sempre muito bem vindo!
Acredito que essa proposta é interessante e tenho certeza que os alunos ficaram muito envolvidos no processo, visto que trabalhar com os meios de comunicação desta forma se torna muito mais prazeroso e desperta um maior interesse da criança que saberá o real objetivo dessa proposta.
ResponderExcluirAcredito que essa proposta é interessante e tenho certeza que os alunos ficaram muito envolvidos no processo, visto que trabalhar com os meios de comunicação desta forma se torna muito mais prazeroso e desperta um maior interesse da criança que saberá o real objetivo dessa proposta.
ResponderExcluirAchei interessante a proposta pois, os alunos vai trabalhar a cada semana uma nova proposta conhecendo vários meios de comunicação.
ResponderExcluir