PROJETO PEDAGÓGICO
COMPONENTES:
Tathiana Santos Soares
Leide Daiane dos Santos
Ana Célia Leite
Niquelle Leite Torres
Andréia Bispo dos Santos
Deidiane Vieira Melo Silva
Anizia Eduarda Nergues Menezes
TÍTULO:
Exposições Tecnológicas
CONTEXTUALIZAÇÃO:
A proposta pedagógica tem função através da aplicação da exposição tecnológica aliada ao conhecimento trazido pelos alunos, os conhecimentos de bagagem sobre essas tecnologias e seus ciberespaços. Permitindo assim a observação e a diferenciação das antigas e novas tecnologias.
A cultura da convergência é uma fonte de produção de conhecimento, essa nova forma de produção provocou mudanças significativas no sistema educacional e através disso as pesquisas educacionais conseguem identificar, junto às escolas um movimento de informatização desse espaço junto com o educando.
Essa exposição vem unir essas novas tecnologias, com suas novas evoluções relacionada com a educação, trazendo possibilidades interativas para a docência na aquisição de conhecimentos pelo aluno.
Estabelecendo esses conhecimentos que os alunos trazem sendo fundamental importância para o desenvolvimento das práticas de sala de aula, deixando de lado os paradigmas tradicionais, aproveitando para incorporar novas práticas pedagógicas a fim de propiciar novas concepções de ensino e aprendizagem.
Preparando o aluno para o ensino médio e as novas tecnologias trazidas pelo PCN de ensino médio que traz a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Coutinho (2005) aponta que “A escola está inserida em um contexto complexo de relações. Promover mudanças na escola, a partir da introdução das tecnologias, depende de uma série de fatores, que ultrapassam a pura aquisição de equipamentos ou a capacitação dos professores. É preciso que toda a comunidade (gestores, pais) acredite que é necessária a mudança, participe na sua implementação e conheça todo o potencial que as tecnologias podem trazer para a melhoria da qualidade da aprendizagem.” (p. 02).
PÚBLICO ALVO:
Alunos do ensino fundamental, 5º ano.
TEMPO DE DESENVOLVIMENTO:
Sete dias, isto é referente a sete manhãs.
JUSTIFICATIVA:
Apresentar um projeto bem elaborado e de fácil compreensão, no qual o estudante vai tratar de assuntos de extrema importância dos diversos meios tecnológicos. O aluno vai apresentar com bastante clareza as suas opiniões e as informações necessárias para uma boa reflexão sobre o tema abordado.
Nosso projeto tem o intuito de divulgar e trabalhar com os alunos para que possam aprender e transmitir conhecimentos sobre as tecnologias. O mundo contemporâneo exige o aperfeiçoamento dos jovens para que cada vez mais possam estar inseridos no mundo da cibercultura.
A exposição vai ampliar o conhecimento dos alunos sedentos por tecnologias, ajudando a desvendar suas dúvidas a respeito desse mundo virtual cheio de curiosidade. Tem também o propósito de envolver alunos, escola e se possível a comunidade a qual a instituição faz parte, pois, as tecnologias estão presentes em quase todos os lares da população. É fundamental conhecer as diversas tecnologias e como utilizá-las não somente como entretenimento, mas também como meios educativos.
OBJETIVO GERAL:
Promover um espaço aberto dentro da escola onde os alunos do 5º ano do ensino fundamental, possam interagir junto com colegas de outras turmas, professores e comunidade, sobre o processo de desenvolvimento das tecnologias, visando ampliar conhecimentos tecnológicos e sua importância para o dia a dia na educação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Promover pesquisa sobre a convergência com equipes de no máximo cinco integrantes.
Relacionar a pesquisa com acontecimentos do dia a dia.
Apresentar sua pesquisa e idéias aos colegas, professores, colaboradores e comunidade.
Mostrar a importância do desenvolvimento tecnológico no âmbito escolar.
DESCRIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO:
Esse projeto pedagógico é fundamentado nos parâmetros curriculares nacionais (PCN) que afirma que a prática de professores baseada em princípios construtivistas possibilita que o aluno aprenda e construa conhecimentos e habilidades a partir de suas próprias representações, tendo um olhar crítico sobre o mundo e fazendo relações entre o conhecimento que já sabe e o novo conhecimento adquirido, onde no processo de aprendizagem o indivíduo é ator, existindo uma relação de troca de conhecimentos entre professor e aluno.
É de suma importância o espaço da escola, pois é neste espaço que o aluno pode manter uma interação entre os saberes escolares e os demais saberes, onde os alunos se apropriam dos conteúdos sociais e culturais. No espaço da escola o aluno deve ser acolhido valorizando a sua identidade sócio-cultural o que possibilita a socialização. Deve-se valorizar a autonomia intelectual e moral de cada indivíduo o que possibilita a auto-estima do aluno e o respeito ao intelectual e moral dos outros indivíduos.
O professor precisa estabelecer relações com os conteúdos a seres ensinados com os conhecimentos já existentes dos alunos. É necessário diálogo entre educando e educador, onde ambos trocaram conhecimentos e buscaram juntos metodologias que facilitem o processo de aprendizagem. O professor deve perceber o quanto o seu papel de orientador é fundamental no processo de aprendizagem.
O aluno é o principal participante da produção de conhecimento deve-se respeitar o ritmo de aprendizagem, as emoções e habilidades de cada aluno. É indispensável observar o educando como sujeito agente das ações educativas.
Não existem receitas prontas, acabadas e definidas para o processo de aprendizagem. Os PCNs servem para auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem dando ênfase ao espaço da escola, o professor como orientador e o aluno como participante.
DESCRIÇÃO DOS MATERIAIS:
Quadro, giz, revistas. Aparelhos tecnológicos, cartazes, mesas, tendas, revistas e o espaço da quadra de esportes da escola.
PROCESSOS DE AVALIAÇÃO:
As práticas de avaliação serão relatórios referentes à exposição tecnológica individual e através de observações.
CRONOGRAMA:
| DATAS | ATIVIDADES |
| 03/10/2011 | Aula expositiva sobre as tecnologias. |
| 10/10/2011 | Apresentação da proposta pedagógica. |
| 17/10/2011 | Divisão dos grupos. |
| 23 e 31/11/2011 | Tempo para colheta de dados e materiais para apresentação. |
| 07/11/2011 | Apresentação dos grupos na exposição. |
| 14/11/2011 | Avaliação final (que será uma discussão acerca da exposição). |