INFANCIA E NARRATIVA: REFLEXOES SOBRE AS REVOLUÇÕES CULTURAS NA INFANCIA DA CONTEMPORANEIDADE
A televisão, não é um meio que possamos considerar totalmente alienante, pois proporciona uma socialização infantil. Através dos desenhos animados, as crianças desenvolvem a coletividade, imaginação e capacidade de construção de seu desenvolvimento.
Os recreios são regados de brincadeiras e discussões, tendo como pauta os episódios dos desenhos e a "democracia", quanto à distribuição dos personagens para a formação das brincadeiras.
No entanto, os professores não observam a finalidade desses personagens para as brincadeiras, uma vez que as crianças são capazes de interpretar a comunicação contida nos produtos destinados a infância. Eles consideram que as produções realizadas pelos alunos são "desorganizadas", esquecendo que estamos diante de uma geração "cabeças digitais".
Por: Maria Helena Silvino Santos
Monique de Jesus Cavalcante
Nelma Lima de Rezende
Tornam-se necessários o reconhecimento e utilização desses novos produtos culturais no processo de aprendizado das crianças. Tais formas de aquisição e transmissão de conhecimento devem ser valorizadas e trabalhadas regularmente pelos educadores em conjunto com as outras formas que, rotineiramente, já são empregadas.
ResponderExcluir