Segundo Henry Jenkins, convergência é uma palavra que consegue definir transformações tecnológicas, mercadológicas, culturais e sociais, dependendo de quem está falando. No mundo da convergência das mídias, toda história é importante, é contada, há uma participação ativa dos consumidores. o autor argumenta que a convergência representa uma transformação cultural à medida que consumidores são incentivados a procurar novas informações e fazem conexões em meio a conteúdos midiáticos dispersos.
A convergência não ocorre por meio de aparelhos, ela ocorre dentro dos cérebros de consumidores individuais e em suas interações sociais com os outros. Cada um constrói a sua própria história a partir de informações coletadas do fluxo midiático e transformados em algo que faz sentido em sua vida cotidiana. a cultura da convergência é um processo que envolve uma transformação tanto na forma de produzir quanto na forma de consumir os meios de comunicação. Nossas vidas, relacionamentos, memórias, fantasias e desejos também fluem pelos canais da mídia.
Contudo não dá para ficarmos indiferentes a essa revolução que não é somente tecnológica mas, social. É essa cultura da convergência viabilizada pelas tecnologias que possibilitam a difusão de uma nova forma de viver e interagir com as pessoas, afinal não é mais a mídia do espetáculo e sim da autoria que à medida que a pessoa é espectador, também pode ser produtor ou seja emissor de conhecimento.
Viviane Souza
Prezada Viviane Souza, Seu texto postado é uma colagem de trechos escrito por Henry Jenkis, portanto poderia afirmar que o texto não é de sua autoria e sim do referido autor? Sua autoria consiste na colagem de trechos e o sentido que produz com isso. Porém essa não é a idéia das postagens aqui nesse espaço. Por favor, evite essas colagens e tente postar textos de sua autoria, com suas palavras e idéias. Prof. José Mário.
ResponderExcluir