segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. Pierre Levy

Observamos na transformação do mundo a evolução do homem. Superando seus próprios limites, como inventor da linguagem, da escrita, possibilitando uma melhor comunicação entre os grupos humanos.

Chegamos à era da inteligência coletiva onde deveríamos inventar um além da escrita, um além da linguagem, onde todos tenham que se reconhecer mutuamente. “A inteligência coletiva é uma inteligência distribuída por toda parte, valorizada, coordenada e mobilizada em tempo real.” (pg. 30)

O surgimento da internet serviu para o fim das fronteiras, das distâncias e a melhoria da comunicação. Como fenômeno de massa, a existência do ciberespaço acabou por influenciar transformações em outras áreas sociais, como a cultura, com o surgimento da cibercultura, na economia, com o surgimento de mercados que negociam produtos virtuais entre outros.

O ciberespaço se desenvolve com rapidez e, unido ao meio democrático, torna-se possível uma revolução social que tende a exercer uma interferência cada vez maior na vida dos indivíduos.


Ana Célia

Nenhum comentário:

Postar um comentário