Pierre Lévy no texto “Prólogo: planeta nômade”, aponta as mudanças ocorridas na sociedade com o advento das tecnologias e com a forma de fornecer informação e entreterimento através dessas tecnologias e os impactos causados por elas no cotidiano do indivíduo e do seu grupo social. O ciberespaço surge com um espaço de remontagem do real, ou seja, a internet passa a ser uma extensão do mundo real é o lugar no qual a lógica de recepção passiva tem reais possibilidades de alteração.
Para o autor a inteligência coletiva está relacionada com o surgimento das multimídias, a qual deu origem a revolução digital que a sociedade atual vive. A relação entre homem e tecnologia sempre existiu, agora o homem subverte a noção de tempo e espaço através da tecnologia. A internet criou um novo espaço o qual não existe fisicamente, mas virtualmente sendo suficiente para o pensamento, para o conhecimento e para a comunicação, o processo de cultura em rede se realiza na articulação entre os princípios de interconexão, as comunidades virtuais e a inteligência coletiva, o cérebro gigante capaz de tomar decisões a partir do conhecimento adquirido e compartilhado por diversas pessoas situadas nos mais diversos segmentos da sociedade.
De acordo com Lévy, a inteligência coletiva desenvolve-se à medida que a linguagem evolui e ela pode ser dividida em inteligência técnica, conceitual e emocional. Na atualidade as ideias só podem ser adquiridas quando as pessoas pensam em conjunto e o ciberespaço é a principal fonte para a criação coletiva de ideias, mas elas precisam ser usadas para o bem estar de todos, através da cooperação intelectual, usando a internet e as tecnologias para a troca do conhecimento de forma que todos possam contribuir de qualquer lugar e a qualquer momento.
excelente seu texto, é a partir dele que criamos significados dando importância aos espaços de conexões dos saberes compartilhados no seu total ou até mesmo de maneira fragmentada, mas que na sua soma encontrará diversidades e possibilidades de socialização entre seres virtuais comunicáveis na construção coletiva dos saberes.
ResponderExcluir