segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A inteligência coletiva e o ciberespaço (Pierre Lévy)

Segundo Pierre Lévy, "a base e o objetivo da inteligência coletiva são o reconhecimento e o enriquecimento mútuos das pessoas, e não o culto de comunidades fetichizadas ou hipostasiadas". Essa inteligência é distribuída por toda parte, incessantemente valorizada e coordenada em tempo real. Por isso, é preciso ver que o outro também tem um saber a ser compartilhado e valorizar essa inteligência que é distribuída por toda parte. Além disso, na inteligência coletiva, é importante que os sistemas de comunicação ofereçam aos membros da comunidade os meios de coordenar suas interações no mesmo universo virtual de conhecimentos.
O enfoque da inteligência coletiva é justamente essa interação com o outro, com os saberes do outro. O ideal dessa inteliência é a valorização técnica, econômica, jurídica e humana de uma inteligência que é distribuída por toda parte, a fim de desenvolver uma dinâmica positiva de reconhecimento e mobilização das competências.
Nessa perspectiva, o ciberespaço seria o espaço móvel das interações entre esses conhecimentos e os conhecedores de coletivos inteligentes. Em suma, por meio da internet, das redes sociais, por exemplo, poderíamos compartilhar nossos conhecimentos, interagindo, respeitando e valorizando os saberes dos outros.

Maria Josinete

Nenhum comentário:

Postar um comentário