terça-feira, 11 de outubro de 2011

A Cibercultura

Com o advento da internet e das novas tecnologias, quebrou-se várias barreiras, antes intransponíveis para a maioria das pessoas.
Uma destas barreiras é a distância geográfica.
Sem as novas tecnologias seria muito difícil de duas pessoas, localizadas em países distintos, ou até mesmo regiões distintas dentro de um mesmo país, pudessem se conhecer, trocar idéias e conhecerem mais sobre as culturas, um do outro.

O mundo antes das novas tecnologias estava segmentado em diversas sociedades diferentes, as quais pouco interagiam entre si. Havia pouco intercâmbio entre as culturas.
As novas tecnologias proporcionaram a quebra deste paradigma.

Hoje, todas as mais diversas sociedades se interligam através da cibercultura. Na cibercultura não há distâncias. Desta forma, ela possibilita que a cultura das mais diversas sociedades sejam difundidas por todo o planeta.

Com tantas interações entre diferentes pessoas, de diferentes culturas, inevitavelmente novas culturas surgem a partir da cibercultura.
E estas novas culturas não se restrigem ao espaço cibernético. Em sua maioria, as novas culturas tornam-se presentes também no dia-a-dia das pessoas, estejam elas conectadas à internet ou não.

Um comentário:

  1. Podemos dizer que a cibercultura é uma nova forma de compreender as relações tecnológicas que se estabelecem na sociedade.

    ResponderExcluir