terça-feira, 4 de outubro de 2011

Cibercultura - André Lemos.

O presnte texto busca traçar a importância da cultura digital na sociedade contemporânea, quais os embates das novas tecnologias e analisa os novos modelos de socialidade emergentes com as tecnologias da Cibercultura.

Segundo o texto, para compreendermos os impactos das novas tecnologias na cultura e na comunicação contemporâneas, devemos dirigir nosso olhar para a sociedade enquanto um processo (que se cria) entre as formas e os conteúdos (Simmel).

A cibercultura, pela socialidade que nela atua, parece, antes de isolar indivíduos terminais, colocar a tecnologia digital contemporânea como um instrumento de novas formas de sociabilidade e de vínculos associativos e comunitários.

Segundo André Lemos, a cibercultura vai se caracterizar pela formação de uma sociedade estruturada através de uma conectividade telemética generalizada, ampliando o potencial comunicativo, propocionando a troca de informações sob as mais diversas formas, fomentando agregações sociais. O ciberespaço cria um mundo operante, interligado por ícones, portais, sítios e home pages, permitindo colocar o poder de emissão nas mãos de uma cultura jovem, tribl, gregária, que vai produzir informação, agregar ruídos e colagens, jogar excesso ao sistema.

Concluindo, a Cibercultura é uma revolução social pautada na tecnologia, é uma nova maneira de compreender as relações tecnológicas que se estabelecem na sociedade, onde a internet pode ser considerada um espaço democrático.

Por: Leide Daiane dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário