segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Controle e Informação

Desde sempre, as grandes organizações utlizam-se dos meios de comunicação para controle das grandes massas. A idéia era: a população só ouve o que precisa saber. Nada mais que isso.

Com a Internet, a situação se inverteu. Estamos vivenciando uma época em que, pela primeira vez na história, a população pode manter algum controle sobre as grandes orgaizações. Isso inclui empresas privadas e até governos poderosos, como os EUA.

Isso fica claro quando observamos ações como a do grupo WikiLeaks. Recentemente, o grupo fundado por Julian Assange liberou documentos comprovando que o ex-ditador líbio (Muamar Kadhafi) cobrou auxílio do governo dos EUA em 2005, para se conter "extremistas". Com esses documentos, ficou claro que o governo americano recebeu apoio líbio durante a campanha de Bush e com isso acabou em débito com Kadhafi.

Porém, como a Internet tende a ser uma via de mão dupla, todo cuidado ao navegar é pouco. Alguns meses atrás, dois pesquisadores desboriram que a Apple monta uma base de dados com localizações aproximadas de onde os celulares da marca estiveram e os pontos de Wi-Fi que se conectaram.

Isso significa que ao mesmo tempo que já podemos exercer algum controle sobre os poderosos, o controle que eles exercem sobre nós está cada vez mais intenso. A dúvida é: até onde isso vai chegar?

2 comentários:

  1. Adicionei links em algumas partes do texto para melhorar a compreensão do assunto! Comentem! :)

    ResponderExcluir
  2. desculpa mas, que documentos sãos esses e o que os pesquisadores desboriram

    ResponderExcluir