terça-feira, 25 de outubro de 2011

Convergir - Divergir

A cultura da convergência se apresenta a partir da interação entre os meios de comunicação, a participação dos sujeitos e das inteligências coletivas, das culturas que são formadas ao longo das experiências que estão sendo realizadas por várias pessoas ao mesmo tempo, a conectividade.

Estar conectado e participar das culturas que se formam a partir de diferentes situações como filmes, livros, jogos, artistas é estar atuando na cultura da convergência. Esta atuação acontece através de inúmeros meios de comunicação como celulares, computadores etc.

Para ser atuante dentro das culturas disponíveis o individuo precisa ter acesso a mídia, ao meio para fazer a interação e assim não mais ser uma gente passivo no processo das relações sociais, mas sim tornar-se um sujeito ativo, questionador e modificador do que é proposto pelas empresas de comunicação.

Penso que a proposta da cultura da convergência é a participação de todos em tudo, da atuação e contradição onde tudo é verdade e tudo é mentira. É deixar sua maca, sua impressão sobre algo do seu interesse, é convergir e divergir.

3 comentários:

  1. é isso ai monica otima postagem , o individou deve estar atualizado sobre as novas mudaças que ocorre no meio da comunicaçao para que o mesmo possa interagir com aqueles que estao antenados a essas mudanças.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante sua mensagem Mônica. Sobretudo a ênfase em que precisamos sair da cultura passiva dos meios de comunicação de massa para uma postura mais ativa, participativa, interativa da cultura da convergência. Somente tenha cuidado com a idéia de que todos têm que participar de tudo. Temos potencialidades para que todos participem, mas de tudo o indivíduo não consegue. Prof. José Mário.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, precisava ter deixado claro que podemos participar de tudo o que for possível, o que estiver ao alcance de cada um.
    Valeu! Mônica Reis.

    ResponderExcluir