terça-feira, 4 de outubro de 2011

Cibercultura

Para André Lemos: " A cibercultura forma-se, precisamente, da convergência entre o social e o tecnológico, sendo através da inclusão da socialidade na prática diária da tecnologia que ela adquire seus contornos mais nítidos".
A cibercultura nasce da relação entre modernidade, cultura e novas tecnológias. Novas formas sociais são fortemente marcadas pela inserção de tecnologias de informação e comunicação - TIC'S, abrindo um espaço mais flexível para novas discussões. A tecnologia digital vem como um instrumento dessas novas formas de sociabilidade. Essa mesma tecnologia que durante muito tempo era um instrumento de separação passa a se transformar numa ferramenta de junção da sociedade.

Um comentário:

  1. A disseminação da internet aumenta cada vez mais o interesse pela utilização das TCIs na educação, mas na proporção faz suscitar reflexões: a internet é apenas entreterimento, mas é também conteúdo de transformação? Será que está sendo criada uma nova sociedade, a virtual ou só está sendo virtualizada a já existente?
    No texto de André Lemos, Cibercultura-Tecnologia e vida social na Cultura Contemporânea, conhecer a Cibercultura que é o conjunto de práticassociais e de combinações de comunicação, a qual tem o objetivo de fazer com que as páginas da internet sejam compreendidas e principalmente as culturas que aparecem na tela do computador, já que temos ali um reflexo da nossa sociedade, o que temos aqui fora temos também nas redes sociais, talvez por isso podemos dizer que não estamos criando uma nova sociedade apenas virtualizando-a, porque o espetáculo que passa aqui fora irá num pequeno espaço de tempo para o ambiente virtual readapitado.
    O que praticamos no nosso quotidiano se referem ao que nós observamos na revolução das mídias e da indústria do entreterimento da atualidade, uma replica do nosso dia-a-dia.
    Com a internet foi criado um novo espaço de possibilidades para o homem, um espaço que não é físico, mas virtual, é o Ciberespaço o qual se forma por um computador e o seu usuário que se conecta a rede dando vida ao novo mundo que está se formando, onde todos podem emitir e receber informações de qualquer lugar e a qualquer momento. Mas, não podemos achar que as multimídias, com todos os seus significados e alcance é um fim, mas devemos vê-las como um recurso, que atua na formações sejam elas presenciais ou à distância, em ambientes escolarizados ou não escolarizados ou seja, nos diversos segmentos da sociedade.

    ResponderExcluir